Suco de beterraba aumenta a
resistência física, diz estudo
Universidade britânica diz que a
beterraba ajudaria atletas a se exercitarem por até 16% mais tempo.
Beber suco de
beterraba ajuda a aumentar a resistência física e permite que atletas se
exercitem por até 16% mais tempo, segundo um estudo realizado pela Universidade
de Exeter, na Grã-Bretanha.
De acordo com a
pesquisa, o nitrato da beterraba ajuda a reduzir o consumo de oxigênio,
diminuindo o ritmo em que as pessoas chegam à exaustão. O efeito de um copo de
500 ml do suco do legume seria maior do que o de treinamento regular.
A descoberta
poderia beneficiar pessoas com doenças cardiovasculares, respiratórias e
metabólicas, além de atletas de esportes de resistência.
Os cientistas
ainda não sabem ao certo como o nitrato do suco de beterraba ajuda a aumentar a
disposição física, mas eles suspeitam que a substância se transforma em óxido
nítrico no corpo, reduzindo a quantidade de oxigênio consumida durante o
exercício.
Bicicleta
A pesquisa da
Universidade de Exeter conduziu o estudo com oito homens entres 19 e 38 anos de
idades, que tomaram 500 ml de suco de beterraba orgânico todos os dias, por seis
dias consecutivos, antes de completarem uma série de exercícios em uma
bicicleta ergométrica.
Em outra
ocasião, eles ingeriram um placebo de suco concentrado de cassis pelo mesmo
período e tiveram de realizar a mesma rotina de exercícios.
Depois de beber
o suco de beterraba, o grupo conseguiu pedalar uma média de 11,25 minutos, 92
segundos a mais do que quando tomaram o placebo.
Isso representa
uma redução de aproximadamente 2% no tempo levado para percorrer uma
determinada distância. A ingestão do suco de beterraba também fez com que o
grupo apresentasse pressão arterial mais baixa durante o período de descanso.
Atletas
Um dos
pesquisadores envolvidos no estudo, Andy Jones, que também assessora a
maratonista britânica Paula Radcliffe, disse estar maravilhado com os
resultados, "porque esses efeitos não podem ser alcançados por outros
meios, incluindo treinamento".
"Tenho
certeza que atletas profissionais e amadores vão ficar muito interessados nos
resultados do estudo. Também gostaria de explorar a relevância dos resultados
para pessoas que têm má forma física e poderiam usar a suplementação da dieta
como uma maneira de ajudá-los em seu dia-a-dia", diz Jones.
Já o acadêmico
John Brewer, especialista em ciência do esporte na Universidade de
Bedfordshire, acha que ainda é preciso aprofundar os estudos sobre a questão.
"As
descobertas podem ser muito animadoras para aqueles envolvidos em esporte, mas
estudos mais amplos são necessários para que possamos saber os benefícios
exatos e entender os mecanismos envolvidos."
Fonte : http://g1.globo.com